A compra de software é algo complexo que merece a atenção das empresas, visando obter melhores condições, realizando uma compra com melhor custo benefício. Como sabemos, os computadores não são nada sem uma boa gama de software, seja na utilização de sistemas operacionais, ferramentas para criação colaboração, desenvolvimento e capaz de suportar a crescente demanda interna atendendo a expectativa dos nossos cliente.

 

Cada fabricante trabalha com um política de licenciamento de software diferente e a ComSoftware atua em parceria com os principais fabricantes de softwares mundiais, apoiando os clientes com apresentações dos principais produtos, gerenciamento de licenças, além de analisar o cenário de cada organização, oferendo as melhores opções de compra, dentro dos parâmetros estabelecidos pelos fabricantes.

Software Legal

 

A utilização de programas de computador sem o correto licenciamento representa um enorme risco para a sua empresa. São diversas as possíveis consequências desta prática ilegal, entre elas a possibilidade de você ser proibido de exportar. No Brasil, o direito de autor sobre programas de computador é definido pelas Leis 9.609/98 e 9.610/98, que regulamentam sua proteção e abarcam medidas reparatórias na hipótese de uso desautorizado. Em convergência com as regras adotadas por diversos países, a Lei 9.279/96 classifica como crime de concorrência desleal o emprego de quaisquer meios fraudulentos para desviar clientela de concorrentes.

 

A chamada pirataria de software pode ser punida criminalmente com detenção de 6 meses a 2 anos ou multa, sendo que se a reprodução se destinar ao comércio ilegal, a pena é de reclusão de 1 a 4 anos e multa, mesma pena aplicada a quem expõe à venda, adquire, ocula ou armazena, para fins de comércio, cópia produzida com violação de direito autoral. No campo patrimonial, qualquer um dos delitos pode dar ensejo ao pagamento de indenização que pode chegar a 3.000 vezes o valor de cada software utilizado ou reproduzido ilegalmente.

Conhecendo o licenciamento de software

Por modalidade de uso

Educacional
Para o público eduacional, os fabricantes possuem uma licença com valor especial, visando fomentar o uso da tecnologia. Nessas compras em volume tanto alunos, como professores e as entidades podem se beneficiar com os descontos nos valores dos produtos. Para as compras em volume, dependendo da quantidade de pontos atingidos, podem se enquadrar em novos patamares de desconto, além de poderem usufruir dos benefícios dos contratos educacionais. Dependendo do fabricante o desconto das licenças educacionais podem chegar até 60% de uma licença comercial. Observações:

1. Para adquirir as licenças educacionais é necessário o preenchimento de um termo de compromisso alegando o uso exclusivo para fins educacionais;
2. Instituições de ensino técnico e superior precisam apresentar registro no MEC;
3. As demais escolas e cursos de informática precisam apresentar no contrato social, na descrição do objeto social vínculo com atividade relacionada a treinamento.

 

Comercial
As licenças comerciais devem ser utilizadas por empresas privadas que usam seus softwares com fins comerciais. Mesmo instituições de ensino, nos casos em que o software seja utilizado para fins não didáticos, devem adquirir licenças comerciais. Dependendo do tamanho da empresa, e da quantidade de licenças adquiridas, pode-se obter descontos significativos numa compra em volume.

 

Governo
Da mesma forma que os fabricantes incentivam o uso de software com valores diferenciados para o segmento educacional, temos descontos interessantes para o licenciamento em volume ao Governo. As entidades podem usufruir desse benefício, legalizando todo o parque de software, além de estar otimizando processos internos, acompanhando as evoluções tecnologicas.

 

Trial (teste)
As licenças trial ou licenças de teste são disponibilizadas sem custo pelos fabricantes, sem limitações técnicas, para que o usuário possa avaliar as ferramentas e recursos disponíveis nos softwares durante o prazo médio de 30 dias. Após o período de avaliação é necessário adquirir a licença definitiva do software para poder utilizá-lo, do contrário o software não poderá mais ser acessível, nem ser instalado novamente no mesmo computador. Ao comprar uma licença, não é necessário desinstalar a versão de teste, basta inserir o número de série e a chave do produto (product key) adquirido.

Por modalidade de instalação

Standalone (por computador)
Licenças standalone são ideais para pequenos escritórios pois não requerem uma rede local e custam menos do que a licença network. As licenças standalone são destinadas a um único computador por licença, ou seja, pode ser utilizada quantas vezes for necessário em um mesmo computador. Caso seja necessária a instalação em outro computador, o usuário deverá desinstalar do primeiro, ou adquirir uma nova licença.

 

Network (Em rede ou flutuante)
Licenças network são ideais para grandes escritórios e empresas, com grande número de usuários. As licenças network são disponibilizadas por um gerenciador de licenças instalado no servidor da empresa. Dessa forma, o software pode ser instalado em quantos computadores se fizer necessário, porém somente o número de licenças disponíveis no servidor pode ser utilizado simultaneamente. Por exemplo, se sua empresa adquire 05 licenças network para 08 usuários. O software pode ser instalado em todos computadores conectados a rede, porém somente 05 usuários conseguirão executá-lo simultaneamente. Caso um sexto usuário tente executar o software, será exibida uma mensagem informando que não existe licença disponível no servidor. Quando algum dos 05 usuários fechar o software, a licença é disponibilizada novamente pelo servidor e um novo usuário poderá utilizá-la. Observações:

1. Os softwares não são instalados no servidor e sim nas estações de trabalho, somente as licenças ficarão no servidor. O acesso ao servidor será somente para a verificação da licença, não tendo fluxo de rede.
2. É possível reservar licenças para usuários nomeados ou grupo de usuários através do gerenciador de licenças.
3. É possível retomar uma licença de um usuário que não utilize o software por um determinado tempo, evitando dessa forma que o software fique indevidamente aberto sem utilização.
4. É possível transferir uma licença de rede temporariamente para uma estação de trabalho, por exemplo, caso haja necessidade de sair da empresa com notebook. Enquanto a licença estiver emprestada, uma licença a menos será contada no gerenciador.

Por tipo de licença

Box (caixa)
Por muito tempo essa foi a principal forma de distribuição de software, onde o cliente comprava um produto e recebia um embalagem lacrada, contendo um manual impresso, uma mídia e um número de serial para instalação. Esse tipo de distribuição trazia muitos problemas, visto que o número de série é de responsabilidade do cliente, e nos casos de extravio, não era possível reaver o número de séria para instalação, sendo necessário o cliente realizar uma nova compra. Além disso, as mídias muitas vezes eram danificadas, ou ficavam defasadas devido a atualizações dos produtos. Por fim dependendo do volume do softwares adquiridos o cliente necessitava de um bom espaço físico para armazenamento dos produtos.

 

Licença papel
Com o passar do tempo, e a evolução nas formas de distribuição dos softwares, os fabricantes passaram a distribuir suas licenças sem embalagem, sendo enviadas apenas a mídia de instalação e um documento que continham o número de série e os dados do cliente. Nesse momento tivemos um ganho significativo no tempo de entrega dos produtos.

 

Licença download
Após a massificação da internet, os fabricantes adotaram como padrão a licença eletrônica, onde não é necessário enviar nada físico ao cliente. Hoje em dia, ao comprar os principais softwares do mercado, a empresa recebe num curto espaço de tempo a licença eletrônica em PDF aos cuidados do usário chave direcionado no momento do pedido, e um link para acesso a última versão do produto no portal do fabricante. Assim terminou problemas com versões de mídia, visto que sempre está disponível a última versão para o cliente, além do serial number ficar registrado num portal, evitando problemas de extravio.

 

Assinatura
No modelo de licenciamento por assinatura ou SaaS o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação) e o cliente utiliza o software via internet, pagando um valor recorrente pelo uso. O software utilizado pode ser 100% web (utilizado via browser) ou pode ter alguma instalação local (como padrão de anti-vírus, software Adobe, sistemas de backup, etc). A característica principal é a não aquisição das licenças (mas sim pagar pelo uso como um "serviço") e a responsabilidade do fornecedor pela disponibilização do sistema em produção.

Subscrição/manutenção

O que é?
É um contrato que proporciona a seus assinantes a melhor maneira de se manter atualizado nas mais recentes tecnologias do mercado, e, ao mesmo tempo, obter os benefícios do gerenciamento simplificado de software, da fácil definição de orçamentos, aprendizado eletrônico (e-Learning) e suporte técnico, entre outros benefícios. Você tem acesso à melhorias nos software, mantendo suas ferramentas de projeto sempre atualizadas e aproveitando ao máximo seu investimento. Essa é uma forma simples de você resolver problemas com softwares e copatibilidades com sistemas operacionais, uma vez que seu parque estará sempre atualizado e apto para trabalhar com as últimas versões de produtos e novas tecnologias. Os assinantes com Subscrição ativa, recebem acesso a um Portal com login e uma senha para navegar no portifólio do fabricante, de acordo com as licenças adquiridas. Através deste site é feito todo o controle dos dados do contrato e acesso aos benefícios, validade, e sobretudo, o download de melhorias, atualizações e extensões.

 

Benefícios
Conforme prática de mercado o cliente pode adquirir as licenças com manutenção de 01 ou 02 anos, dependendo da política do fabricante, onde tem direito a receber todas as atualizações de versões e updades durante a vigência do contrato. Após o vencimento, basta que o cliente renove a manutenção com um valor diferenciado, não necessitando comprar o software novamente. Estudos comprovam o benefício da compra com manutenção, além de fazer com o que o cliente esteja sempre com a versão mais atual do produto, sendo um diferencial para equipe/mercado. Upgrades e Extensões: com a Subscrição os assinantes recebem automaticamente as atualizações dos seus softwares, durante o tempo de vigência do contrato. Por exemplo, se sua empresa comprar o AutoCAD 2011 com Subscription para 01 ano, durante este período, toda atualização que o software receber, principalmente a mudança para a versão seguinte, estará disponível para download no portal Subscription Center sem custos adicionais.

1. A Subscrição também inclui melhorias, avanços tecnológicos, plug-ins e extensões dos produtos. Rápidas e fáceis de instalar, esses benefícios são exclusivas para assinantes.
2. Tudo isso é disponibilizado via download no portal de subscription durante o prazo de validade do contrato.
3. Utilização de versões anteriores (Downgrade): em alguns fabricantes fica autorizado pelo cliente a utilização de versões anteriores à do software vigente adquirido (consultar produtos elegíveis).
4. e-Learning: além de todo benefício acima, os fabricantes disponibilizam áreas de ensino, através de EAD parao auto-aprendizado, com aulas interativas e muito mais.
5. Suporte Web: somente assinantes da subscrição possuem acesso direto ao suporte. Isso pode melhorar a produtividade e ajuda a evitar o tempo de inatividade.

Para saber mais fale com um especialista em Licenciamento de software da ComSoftware: contato@comsoftware.com.br

Parceiros 

A ComSoftware

Licenciamento

ComSofware Tecnologia

Rua Durval Fernandes Chaves, 175

(11) 3645 3161

(11) 94915 0624

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram

Whatzapp Comercial

Atendimento exclusivo a clientes

Whatzapp Suporte

Atendimento para suporte tecnico

2020 - ComSoftware®. Todos os direitos reservados.